Tadeu Schmidt cita Oscar ao falar de identificação com relação de sisters: 'Também é meu ídolo'
Na edição desta terça-feira (4) do BBB 25, Tadeu Schmidt mencionou seu irmão, Oscar Schmidt, durante uma conversa com as duplas de irmãos Diego e Daniele Hypolito, e Giovanna e Gracyanne Barbosa, que disputavam a permanência no terceiro Paredão do programa.
"Eu me identifico muito, Gi, com essa relação que você tem com a sua irmã, porque eu também tenho um irmão exatamente 16 anos mais velho que eu e que também é meu ídolo", diz Tadeu.
Oscar Schmidt, apelido de "Mão Santa", é o cestinha que mais fez pontos no Brasil e nos Jogos Olímpicos em toda a história. O atleta marcou 7.693 pontos na sua carreira, sendo 1.093 pontos em cinco participações nos Jogos. Desta forma, Oscar é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos do Brasil e do mundo.
Quer saber mais sobre Oscar Schmidt? Confira abaixo! 👇
História de Oscar Schmidt
Oscar Schmidt — Foto: Fábio Rocha/Globo
Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu em 16 de fevereiro de 1958, em Natal, Rio Grande do Norte, e é considerado um dos maiores jogadores de basquete da história, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Conhecido como o eterno “Mão Santa” e dono da lendária camisa 14 da seleção brasileira, foi peça fundamental na popularização do basquete no país. Nas Olimpíadas, Oscar disputou cinco edições — Moscou 1980, Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996.
Embora o sonho inicial de Oscar fosse jogar futebol, sua altura o direcionou para o basquete. Em Brasília, por indicação de Zezão, seu primeiro treinador no Colégio Salesiano, ingressou no Clube Unidade Vizinhança, no qual foi orientado por Laurindo Miura.
Aos 16 anos, em 1974, mudou-se para São Paulo e passou a integrar o time infantojuvenil do Palmeiras. Seu talento logo chamou atenção, levando-o a ser convocado para a seleção brasileira de base e, em pouco tempo, para a equipe principal.
Conquistas
Oscar Schmidt na seleção brasileira de basquete — Foto: Reprodução/Instagram
Oscar Schmidt nunca jogou pela NBA, mas passou 11 temporadas na que era considerada a segunda liga de basquete mais forte do mundo, a liga italiana. Ele chegou a ser chamado - após os Jogos de Los Angeles em 1984 - pelos Nets, mas recusou o contrato para poder continuar jogando pela seleção brasileira. O que surtiu efeito no Pan de Indianópolis em 1987, quando ele conquistou ouro em cima dos Estados Unidos na final.
Confira as conquistas do cestinha:
- Copa Interamericana de Basquete de 1977
- Campeonato Brasileiro de 1977
- Campeonato Paulista de 1974, 1975 e 1976
- Torneio de Preparação da FPB de 1976 e 1977
- Torneio de Aniversário da FPB de 1976
- Campeonato Mundial de Clubes de 1979
- Ouro no Pan-Americano de 1987
- Oitavo título brasileiro em 1996
Quem você quer ver no quarto paredão do BBB 25? – Vote!
Votar BBB - Enquete BBB: Participe da nossa enquete – Quem deve ganhar? VOTE!
Faça um comentário