Confira a apresentação do Lucas Henrique, candidato ao BBB 24
“Pior do que o cancelamento é a invisibilidade”. É com esse pensamento que o carioca Lucas Henrique mostra a que veio e quer fazer história no BBB 24. Nascido e criado no Complexo da Maré, favela do Rio de Janeiro, Lucas Capoeira, como é conhecido, precisou batalhar desde cedo por seus ideais.
Aos 14 anos já trabalhava consertando computadores e, hoje, aos 29, é professor de Educação Física, especialista em Relações Étnico-raciais e mestrando em Educação. Ele escolheu o curso da faculdade para poder dar aulas de capoeira, que pratica desde os 9 anos e já ensina há 1dez. Agora, quer entrar no BBB e ganhar o prêmio para mudar sua vida e servir ainda mais de inspiração para os jovens que têm histórias parecidas com a sua.
Lucas Henrique disputa vaga no BBB 24 — Foto: Globo/Paulo Belote
Das ruas da favela às missões na África
Lucas mora com a mulher, a também professora Camila, em Bonsucesso. Os dois se casaram em 2015, mas o namoro começou em 2008 e eles não tiveram outros relacionamentos. Os dois realizaram o sonho de comprar o apartamento onde vivem em 2023. Antes disso, moravam na Maré, em uma construção em cima da casa da sogra.
Pagando o financiamento da casa própria, cursando mestrado e em dois empregos (em uma escola municipal e aulas particulares de capoeira), Lucas acredita que não seja o momento ideal de ter filhos, mas quer ser pai. Até porque não conhece o seu e tem vontade de que, se participar do BBB, ele apareça. “Vira e mexe, passo o maior tempão sem me importar com isso. Mas, às vezes, volta. Seria interessante saber quem é”.
O professor é o caçula de cinco irmãs, quatro de sangue e uma de consideração, filha de seu padrasto. A mãe, Fátima, era cearense e trabalhava como funcionária doméstica e auxiliar de serviços gerais. Ela morreu em 2016 e, em 2022, o filho fez uma tatuagem em sua homenagem com uma música de Emicida, de quem é fã.
Na infância, brincava muito nas ruas, estudava em escola pública e conta que já perdeu muitos amigos para o tráfico. Apesar da realidade dura da favela, ele fala com carinho do lugar. “Eu sou completamente apaixonado pela Maré, eu nasci lá e meus dois empregos são lá. Conheço a Maré inteira e circulo muito pelo território”.
Batizado de Buda na capoeira, Lucas fez pré-vestibular na ONG Redes da Maré, se formou em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez especialização em Relações Étnico-raciais e é mestrando em Educação também pela UFRJ.
Lucas Henrique disputa vaga no BBB 24 — Foto: Globo/Paulo Belote
Dando aula atualmente para cerca de 300 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, se define como um professor amigo. Tanto que faz dancinhas com os mais jovens no TikTok. “Eu não sei dançar muito bem, a não ser o samba. No samba, o pai dá aula. Mas se vai fazê-los se sentirem mais perto de mim, não tenho problema nenhum”.
Sua história de vida o levou a estar atento às necessidades do próximo. O professor também faz parte do projeto social Luta Pela Paz, uma ONG internacional que trabalha com o esporte em territórios vulneráveis. Atua ainda formando outros professores, inclusive em missões em Cabo Verde, na África.
📱💻Quer stalkear? A #RedeBBB te dá o @:
👉 Instagram: @lucas.capoeira
👉 TikTok: @lucas.capoeira
👉 Twitter: @buda_capoeiraa
depois de Votar BBB, vote também na enquete bbb 24:
Faça um comentário