Após inventar histórias de dentro e fora do confinamento em A Fazenda 13, Gui Araujo conseguiu levantar a mesma suspeita de Karol Conká no BBB21: Sofrer de mitomania. A hipótese sobre a doença ganhou força após uma publicação de Anitta, que foi atribuída por internautas como indireta para o ex-MTV.
O público tem acompanhado as versões distorcidas narradas por Guilherme sobre determinado fato que foi ao ar, como os discursos de Adriane Galisteu, por exemplo. A apresentadora deu alguns recados quando ele esteve na roça, mas a mensagem repassada por ele aos peões foi totalmente diferente.
Outras mentiras, relacionadas à sua vida pessoal, também vieram à tona após o influenciador digital expor seu relacionamento com Jade Picon e afirmar que ela teria, inclusive, traído João Guilherme com ele. O fato foi desmentido por Jade e Leo Picon, que afirmaram tê-lo visto mentir outras vezes antes.
O que é mitomania?
A mitomania é uma doença mental que consiste em uma tendência para contar mentiras. Apesar de serem muitas as invenções de Gui Araujo dentro do reality rural, não é possível diagnosticar o ex-namorado de Anitta apenas com base em seu comportamento no programa.
"Mitomania significa uma tendência mórbida para a mentira. Para o mitômano, funciona como um mecanismo de defesa e, por mais que ele tenha ciência de que o que diz não é verdade, não consegue controlá-las e sofre, pois sabe que as relações sociais construídas através das declarações falsas podem ser rompidas", explicou a médica psiquiatra Karen Peixoto ao Notícias da TV.
Segundo a doutora, as mentiras não têm necessariamente uma intenção por trás, mas tendem a favorecer quem as conta. "A mentira geralmente é no sentido de querer conquistar o afeto das pessoas, querer ser o centro das atenções", descreveu a psiquiatra.
"Os mitômanos sempre sabem de alguma forma que o que dizem não é totalmente verdadeiro. Eles tentam suprir o que falta em suas vidas por meio da fantasia. É uma característica inata da personalidade dele. Não é [uma reação] provocada por situações ou pressão social", esclareceu a profissional.
A doutora afirmou ainda que a mitomania não é considerada um transtorno mental ou de personalidade, como o borderline de Raissa Barbosa, por exemplo. Trata-se de um problema mental, mas as vítimas podem sofrer também de doenças decorrentes, como ansiedade e depressão.
Felizmente para Guilherme, caso o diagnóstico seja confirmado, o tratamento não é feito com remédios --o influenciador demonstrou um certo preconceito acerca de medicamentos para a saúde mental. "A terapia é o padrão ouro para o tratamento", declarou Karen. "Medicações psiquiátricas não ajudam no problema em si, mas podem tratar comorbidades associadas", esclareceu ela.
Faça um comentário